terça-feira, 22 de novembro de 2011

Matéria do Globo veiculada em 22/11/2011

BRT Transcarioca terá um mergulhão a menos

Mudança no projeto vai gerar economia de R$ 62 milhões que vai cobrir despesas com obras que custaram mais do que o previstoOperários trabalham na construção do Transcarioca, que ligará a Barra ao Aeroporto Tom Jobim
 Foto: Pedro Kirilos / O Globo


Operários trabalham na construção do Transcarioca, que ligará a Barra ao Aeroporto Tom JobimPEDRO KIRILOS / O GLOBO
RIO - Mudanças à vista no projeto do BRT Transcarioca, corredor expresso exclusivo para ônibus articulados que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. A prefeitura desistiu de construir um dos três mergulhões que estavam previstos na Avenida Ayrton Senna, na Barra, com o objetivo de transformá-la numa via expressa sem sinais. Para reordenar o trânsito nas ruas internas do bairro, a Secretaria municipal de Obras optou por uma solução mais barata no lugar de um mergulhão na faixa lateral sentido Barra, na altura do Shopping Via Parque: ali será construído um viaduto.
Inspeção do TCM constatou mudanças no projeto
O objetivo das mudanças é cortar custos e tentar evitar que o projeto saia mais caro que o planejado. Os recursos economizados serão remanejados para canteiros cujas despesas já estão R$ 62 milhões acima do previsto. As informações sobre alterações no projeto foram levantadas durante visitas técnicas do Tribunal de Contas do Município (TCM).
As mudanças de projeto não são o único problema da Transcarioca. Na Avenida Salvador Allende, o alargamento de um trecho de pouco mais de cem metros da via está paralisado há mais de um mês. O motivo é que a prefeitura tenta remover, sem sucesso, os moradores da favela do Arroio Fundo. A Rio Águas chegou a intimar os donos dos imóveis a demolir suas casas, mas voltou atrás depois de ser notificada pela Defensoria Pública da União. Os moradores recorreram à Defensoria alegando que a comunidade que se originou de uma colônia de pesca tem mais de 80 anos e já solicitara ao governo federal a emissão de títulos de posse.
Previsto para ser inaugurado até a Copa do Mundo de 2014, o Transcarioca tem custo estimado em mais de R$ 1,5 bilhão, entre obras e desapropriações. As revisões de projeto atingiram o chamado Lote 1 (Barra-Penha), onde estão sendo gastos quase R$ 800 milhões. Além do mergulhão da Barra, a prefeitura desistiu de fazer um novo viaduto no bairro de Vicente de Carvalho.
Dos R$ 62 milhões remanejados, quase a metade será para cobrir despesas extras com os dois mergulhões em construção em frente à Cidade da Música, também na Avenida Ayrton Senna. Orçadas inicialmente em R$ 36 milhões, as obras vão custar agora R$ 66,9 milhões (R$ 30,2 milhões a mais). Segundo o TCM, o custo dobrou porque houve uma revisão nas técnicas de engenharia empregadas na construção dos dois mergulhões.
Em Campinho, modificações no projeto de outro mergulhão, entre as ruas Cândido Benício e Domingos Lopes, exigirão gastos extras de R$ 19,5 milhões (de R$ 30,2 milhões para R$ 49,7 milhões). Já o alargamento do Viaduto Negrão de Lima, em Madureira, ficará R$ 11,6 milhões mais caro.
Segundo o TCM, uma das razões para as mudanças na obra pode estar no fato de o projeto básico ter sido concluído antes da concessão da licença ambiental. No caso do Viaduto Negrão de Lima, por exemplo, materiais de obras tiveram que ser substituídos devido a riscos de saúde pública já que o canteiro era muito próximo do Mercadão de Madureira, polo comercial do bairro.
Novo trecho na Via Parque em área de kartódromo
No caso da Barra, o projeto que vai substituir o mergulhão prevê outras intervenções além de um viaduto. Um novo trecho da Avenida Via Parque será construído na área hoje ocupada por um kartódromo. A ideia é que sirva como retorno para os motoristas que seguem em direção à Linha Amarela ou a Jacarepaguá.
O Transcarioca não é o primeiro corredor BRT a ter o projeto modificado. No corredor Transoeste (Barra-Campo Grande-Santa Cruz), a prefeitura desistiu de construir um novo viaduto de acesso entre as avenidas das Américas e Benvindo de Novais. Além disso, adiou por tempo indeterminado a implantação do chamado lote zero da obra, entre o Jardim Oceânico e o shopping Cittá América.

7 comentários:

  1. Li agora à noite no "O Globo":

    O prefeito disse ainda que pretende se reunir com moradores e comerciantes da região de Ramos para explicar as modificações do traçado do TransCarioca, que passará pela Rua Uranos ao invés da Estrada Engenho da Pedra. Segundo Paes, com as modificações, será possível diminuir o número de desapropriações nesse trecho do corredor, que previa a demolição de cerca de 300 imóveis.
    — Era um roteiro mal feito. Vamos diminuir o impacto nas residências das pessoas. E vou mostrar pessoalmente o projeto aos comerciantes de Ramos, para explicar que ele não facilitar a vida de todo mundo, uma vez que o corredor passará na porta dos comércios.

    Obs.: Digamos que o Prefeito diz o mesmo levantado pelos
    moradores de Olaría e novamente "O Globo", só O Globo publica
    essa notícia. Não achei em nenhum outro
    veículo essa informação.

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  2. gostaria que a comissão divulga-se aqui no blog o decorrer da reunião com o prefeito o que foi dito emfim imforma-se o que está sendo resolvido e qual a atitude a ser tomada daqui pra frente, se já bateram o martelo e qual o trajeto detalhado do novo projeto . desde já agradeço.

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  3. é parece que bateram o martelo mesmo vai ser pela uranos, emilio , campeões e por ai vai . o trajeto vai ser divulgado na proxima semana. pela prefeitura do rio, será verdade mesmo ?

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  4. será mesmo ???
    16 de novembro 2011
    06/371.462/2010 - Adjudico as obras no valor R$ 542.791.867,00 (quinhentos e quarenta e dois milhões, setecentos e noventa e um mil, oitocentos e sessenta e sete reais) ao CONSÓRCIO TRANSCARIOCA RIO – CONSTITUÍDO PELAS EMPRESAS: CONSTRUTORA OAS LTDA (LÍDER), CARIOCA CHRISTIANI NIELSEN ENGENHARIA S/A E CONTERN CONSTRUÇÃO E COMÉRCIO S/A. Autorizo a despesa conforme os dados que se seguem:




    1.Objeto: “IMPLANTAÇÃO DO TRANSCARIOCA – ETAPA 2 – CORREDOR EXCLUSIVO DE BRT ENTRE A PENHA E O AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO ANTONIO CARLOS JOBIM”




    2.Partes: SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS e CONSÓRCIO TRANSCARIOCA RIO – CONSTITUÍDO PELAS EMPRESAS: CONSTRUTORA OAS LTDA (LÍDER), CARIOCA CHRISTIANI NIELSEN ENGENHARIA S/A E CONTERN CONSTRUÇÃO E COMÉRCIO S/A.




    3.Fundamento: Inciso I, do artigo 23 da lei nº 8.666/93 e suas alterações.




    4.Valor: R$ 542.791.867,00 (quinhentos e quarenta e dois milhões, setecentos e noventa e um mil, oitocentos e sessenta e sete reais)




    5.Lavre-se o contrato correspondente




    6.Autorização: ALEXANDRE PINTO DA SILVA




    Secretário Municipal de Obras

    http://doweb.rio.rj.gov.br/

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  5. O prefeito certamente não iria se expor assim, tratar um assunto tão sério, com tantas responsabilidades tecnicas que o projeto propõe, desta forma tão despreparada....não acredito!
    Jamais o prefeito iria desejar explicar nos debates políticos da rede globo e da Band o porque da mudança do trecho 2, questionamentos sobre como permitiu que o trajeto aumentasse em valor, tempo de viagem e em desapropriações em percurso, além dos eventuais atrasos da obra devido a perca de tempo em destruir anos de trabalho técnico, estudos e cálculos e justamente não ter apresentado ao inea porque não seria viável a passagem pela uranos ,emilio zaluar ,av. dos campeões, as razões são muitas como foi descrita acima, será que foi uma questão politica??....não acredito!
    Se pelo menos fosse em razão de outro trajeto já estudado dentro da prefeitura ainda vá lá, tipo pela Av. Lobo Junior na Penha até a Av. Brasil em direção ao Aeroporto Galeão, daí teríamos coerência em razões das necessidades sociais. Mas, decidir e definir um traçado por desejo de alguns que se sentem prejudicados e prontamente sem qualquer parecer técnico viável, sinceramente é jogar pra galera um conto de fadas ou desejar que este trabalho de anos e anos de estudos (fantástico por sinal ) e tão importante para a nossa cidade vá para o ralo, dando a cara para o questionamento cruel da oposição que o fará com todo o respaldo técnico...por isso repito, não acredito!!!!
    Para os moradores da eng. da pedra só resta a opção da Av. Lobo Junior, pois a opção da Rua Uranos é técnicamente inviável, quem está prometendo esta saída não tem noção de engenharia e impacto social e econômico das obras implantadas com seriedade.
    Nada vai impedir que a Transcarioca exerça seu papel na cidade que se prôpos : cortar a cidade em sentido transversal para dar redução de tempo de viagem e ligar a Zona Norte com a Barra da Tijuca oferendo conforto e RAPIDEZ!!!!!
    Pela Uranos isso não será possível!!!!!!!!!!

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  6. FOI ASSIM QUE TERMINOU NOSSA MANIFESTAÇÃO????????

    QUE QUE É ISSO NEM QUESTIONARAM NADA SÓ OUVIRAM ENTÃO PRA QUE A MANIFESTAÇÃO SÓ PERCA DE TEMPO, NÃO ACREDITO NISSO!!!!!!!!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=VrqX7bHj4P4&feature=mfu_in_order&list=UL

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  7. Eu sou moradora de Madureira e to convivendo com os transtornos (e sao muitos!) advindos da Transcarioca. Todo santo dia (até fim de semana e madrugada, que o tráfego é menor) é engarrafamento, sem contar as tubulações da CEDAE (tem gente sem água) e da CEG que vivem sendo atingidas. Sinceramente eles não pensam no entorno, afinal tanto Madureira quanto Ramos são bairros consolidados. Sair "rasgando" uma via sem pensar nos impactos é muito fácil. Espero que os transtornos só permanecam enquanto ainda está em obras, que por sinal nao entendo o fato de começarem as obras em trechos distintos e não em sequencia. Vai entender...

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