quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Você sabe o que é a Transcarioca?

A Transcarioca é uma via que terá 39 km de extensão e 45 estações entre o Cebolão e o Aeroporto do Galeão. O projeto original contemplava uma via de 28 km entre a Barra e a Penha, porém, a Casa Civil da presidência da República condicionou a liberação do empréstimo do BNDES para a prefeitura à extensão do projeto até o Aeroporto do Galeão, pois estudos mostravam que esse acréscimo faria o sistema atender mais cem mil usuários por dia. A Transcarioca passará por vias como a Avenida Ayrton Senna na Barra da Tijuca, Nelson Cardoso e Cândido Benício em Jacarepaguá, e a Avenida Ministro Edgar Romero em Madureira. Terá integrações com a Transoeste, estações de trem, linhas de ônibus convencionais e a Linha 2 do Metrô. 

Você sabia que o projeto foi alterado?

Originalmente, a Transcarioca não afetaria o nosso bairro, mas a pressão de populares da Estrada do Engenho da Pedra em Olaria chamou a atenção das autoridades, que resolveram mudar o projeto para outro local. Essa mudança provavelmente afetará os moradores e comerciantes da Rua Uranos, Emílio Zaluar, Av. Dos Campeões, Av. Postal e Teixeira de Castro. Estão mudando o projeto “por baixo dos panos”! 

Você sabia que o comércio de Ramos vai desaparecer?

Com a alteração, boa parte do comércio de Ramos será desapropriada e dará lugar a 6 (seis!) pistas de tráfego pesado que provavelmente extinguirão várias lojas tradicionais tais como Supermercado Mundial, Lar das Tintas, Laélia Flores, Correios, Farmácia Brasil, Drogarias Pacheco, Academia Forma e Movimento, Ousado, parte do colégio Pio XI, Banco Santander, e as futuras instalações das Lojas Americanas. Estes estabelecimentos fatalmente não reabrirão no nosso bairro deixando mais de mil pessoas sem emprego. Com o fim do comércio tradicional o bairro certamente será esvaziado dando lugar a inúmeros imóveis fechados e abandonados. Isto implicará em novas invasões de imóveis, aumento da violência e empobrecimento da região. 

Você já tem outro lugar para morar em vista? 

Ao divulgar estas informações em nosso blog para você, nosso objetivo é informá-lo desses fatos antes da divulgação do Decreto Municipal que tornará oficial a alteração do projeto original da Transcarioca. Saiba que se você mora nesta região a sua vida será afetada direta ou indiretamente e sem aviso prévio, pois tudo indica que não haverá Audiência Pública com o Prefeito! Em breve você será notificado! O valor das indenizações não é justo e você provavelmente não conseguirá recuperar sua dignidade! 

Se você disse não para a maioria das perguntas acima e quer impedir este absurdo, junte-se a nós! Procure os postos de coleta de assinaturas, faça parte do manifesto de repúdio à modificação do projeto da Transcarioca e ajude a salvar a nossa comunidade! Não somos contra a Transcarioca. Somos contra desapropriações desnecessárias! Vamos exigir um projeto alternativo que cause o menor impacto social possível para todos! Por que não usar a linha do trem? 

Vamos levar a nossa voz ao Prefeito! Transcarioca sim. Na Uranos, não! 

Fique alerta aos postos de coleta de assinaturas: 

Rua Uranos, 945
Rua Uranos, 1098
Rua Uranos, 1342
Rua Roberto Silva, 71
Rua Cardos de Morais, 423 

Siga-nos no Twitter (@transcariocanao), Facebook e visite nosso canal no Youtube.

Dúvidas: entre em contato através do nosso email: transcariocanao@gmail.com ou através da ACERO (Pacheco) nos telefones 2260-6471 / 7524-6097

Nenhum comentário:

Postar um comentário