quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Audiência Pública: a regra é clara!

Para dar início às obras a Prefeitura é obrigada por lei a fazer uma Audiência Pública e nesta ocasião faz uma divulgação do detalhamento do projeto à população. A Audiência para o projeto original (Estrada do Engenho da Pedra) foi realizada em 7 de Dezembro de 2010. Confira aqui a ata deste certame onde os engenheiros responsáveis fazem uma brilhante explicação do escopo do projeto. Lembrando que, caso o projeto seja alterado, uma nova Audiência é OBRIGATÓRIA. Se isto ocorrer, nós EXIGIMOS A PRESENÇA DO SR. PREFEITO na data marcada!

10 comentários:

  1. Fiquei sabendo do site e do movimento através de um colega de escola pois, não moro mais no Rio. Sou totalmente a favor do bairro de Ramos, minha família mora aí e eu amo esse bairro. Acho que todos os moradores devem se manifestar tanto os que serão prejudicados pelo BRT passando pela Estrada do Engenho da Pedra quanto os que não querem que ele passe pela Rua Uranos. O nosso bairro já sofreu um processo de degradação muito grande durante as últimas décadas e a linha do trem dividindo o bairro sempre foi um fator que contribuiu para isso. Entendo que acabando com o comércio e serviços da Rua Uranos para dar lugar a pistas de ônibus é deixar a região mais árida e sem vida mas, precisamos compreender que muitos moradores, principalmente os mais antigos, não querem deixar suas residências na Engenho da Pedra nem por todo o dinheiro do mundo pois a estima, o valor sentimental não tem preço.
    O BRT trará benefícios para o bairro, eles estará ainda mais conectado a cidade mas, acredito que a prefeitura deve tratar do caso com mais cuidado e cautela pois eles querem colocar a baixo muitas histórias de uma vida inteira.
    Mesmo de longe, o movimento tem meu apoio!

    ResponderExcluir
  2. Esta mudança no projeto da Transcarioca trará graves danos aos bairros de Olaria, Ramos, Bonsucesso, etc. Agora que a Comunidade do Alemão foi pacificada, que os bairros das redondezas começariam a retomar o direito de reconquistar os tempos de prosperidade e reconstruir o que o tráfico e a violência destruíram, a Transcarioca destruirá diversas lojas antigas e importantes para o comércio do bairro, retirará o estacionamento de supermercados que terão que fechar as portas por não haver maneira de se manterem sem este espaço, um colégio tradicional da região, que dá ensino de qualidade a mais de 1500 crianças, sofre o grande risco de ser FECHADO, pois esta via, além de fadar o bairro ao isolamento, fará com que o colégio perca grande parte de sua área, incluindo quadras, etc. Outro ponto gravíssimo é a quantidade de desempregados que esta via gerará, para onde irão os comerciantes e funcionários? Para onde irão estes 1500 alunos? Dêem o direito dos bairros, que por muito tempo foram fadados a discriminação e a fama de área de altíssimo risco a resgatarem a sua autoestima e os tempos em que havia qualidade de vida e bom comércio na região, após tanto tempo de sofrimento, não derrubem o direito de sonharmos em prosperar mais uma vez! @transcarionao

    ResponderExcluir
  3. Meus caros gostaria de fazer uma pergunta:
    Pq ñ compareceram nas audiências que foram realizadas no Cacique de Ramos nos meses de Dezembro,Fevereiro e Agosto, e na reunião onde todos os moradores dos bairros Penha/Olaria/Ramos foram convidados pela subprefeitura, onde prestaria os devidos esclarecimentos?Sr. Pacheco, V foi um dos que também participou na divulgação desta reunião, e no dia nem se pronunciou. Meus queridos,este Sr. Só quer tirar proveito da situação para colher frutos nas eleições.Para quem não sabe, na Uranos existe um P.A .O colégio que reclama perder parte da sua quadra ñ respeita este P.A como todos os restantes dos imóveis em estado de depreciação e abandono.O que vejo ñ há uma preocupação social e sim partidária.Abrem os olhos e ouvidos....

    ResponderExcluir
  4. Prezado Sr. Geraldo, com todo respeito a sua opinião. Ref. a sua pergunta sobre o comparecimento a audiência, infelizmente, esta nunca chegou ao meu conhecimento, e acredito, que como não chegou a mim, também não chegou a muitos outros, infelizmente. As pessoas que conheço, que estão envolvidas neste movimento, nenhuma delas está vinculada a qualquer partido político. Não é verdade quando diz que "não há preocupação social e sim partidária". Sou uma pessoa absolutamente consciente e também não tenho envolvimento com política, quando mencionei a preocupação sobre o fechamento do comércio, e quando o sr. diz que imóveis estão em estado de depreciação e abandono, deve lembrar o que originou a degradação e o abandono do bairro, morei em Olaria e Ramos toda a minha vida, hoje tenho 43 anos, lembro que antes do tráfico tomar conta da região, o comércio era grande, produtivo, nós moradores fazíamos tudo ao redor de nossas casas, aos poucos a violência, os assaltos foram forçando a alguns fecharem suas portas, alguns até se mudarem de seus lares por não aguentarem a convivência com a insegurança, agora que existe a possibilidade de uma real revitalização da área é lamentável sim que esta via, que passando no ponto mencionado pode causar, isolando-nos mais do que fomos durante muito tempo de opressão e medo. Meu relato sobre a questão do colégio não se refere somente a questão de perda de quadra, que na verdade é um ponto de menor importância neste caso, a questão é o que acontecerá a este colégio tradicional e de qualidade se for fechado? Para onde irão estas crianças, qual outro colégio na região de Ramos e Olaria tem condições de oferecer o mesmo nível de preparação? Gostaria de deixar claro a todos os leitores deste blog, que, eu Cristiane Regis Gesteira, não tenho qualquer envolvimento com política ou interesses partidários, a minha preocupação é sim social, é sim com as pessoas que moram na região, é sim com as crianças. Fazendo o uso das palavras do Sr. Geraldo, abrAM os olhos e ouvidos. Um abraço cordial e respeitoso a opinião do Sr. Geraldo e todos que lerem meu comentário. Transcarioca Sim. Na Rua Uranos, não!

    ResponderExcluir
  5. dia 15 de novembro 2011 ás 10:00 passeata contra o novo trajeto da transcarioca

    moradores de ramos , uranos, emilio zaluar, av dos campeões, av postal , texeira de castro ; as maiores conquista desse pais foi feita pela luta do povo muitos desses já não estão entre nós pois deram suas vidas para tornar esse pais democratico e mais justo para o povo ,por isso ramos vamos a luta!!!!!!! pois sr. prefeito : A democracia entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.

    ResponderExcluir
  6. a opção pela linha ferrea é muito mais eficaz pois do lado esquerdo da linha na mesma mão que os trem vem de saracuruna para central tem um espaço de terreno vazio que só serve para acumular lixo e outras coisas jogada na linha do trem. ali daria com certeza uma via no solo e outra sobre ela igual o viaduto da linha vermelha no caju sobre a av brasil e estudando bem não presisa nem mexer nas partes de energia dos trens pois desse lado nem passa os fios eletricos, daria para suportar sem duvida até a linha amarela,sem passar pela uranos, emilio zaluar,av dos campeões ,postal ,texeira de castro que seriam os prejudicados desapropriaçoes seria zero custo com isso zero deveria ser estudado essa opção.

    ResponderExcluir
  7. Condenar bairros a decadência? A um passo da destruição.

    Passaram a sêr de ambito maior os últimos acontecimentos no traçado
    da passagem da TRANSCARIOCA pela Leopoldina, específicamente por Ramos.
    Minimo do mínimo de moradores de Olaria, conseguiram junto ao INEA
    uma "opção"(?) no percurso do BRT que não passasse pela Estrada do Engenho da Pedra.
    Proporam passagem pela Rua Uranos.
    Os motivos são totalmente equivocados e facilmente desmentidos. Causaram
    movimentação da opinião pública localizada e publicaram a ALTERAÇÃO que não ouve.
    Faixas de políticos em todo o bairro.
    O que revitalizaría e urbanizaría áreas esvaziadas por antigas empresas
    como a CIFERAL, AGGS e outras, na Estrada do Engenho da Pedra, continuaría
    na TOTAL decadência (moradores no entanto devem sêr plenamente
    assistidos e orientados não iludidos se desapropiados inevitavelmente).
    A mudança do BRT para a Rua Uranos quebraría
    definitivamente o comércio uma vez atacado pela antiga "guerra" no morro do Alemão,
    já ultrapassada. Não vão levantar a linha centenária de trêns ñ é mesmo?
    Uma longa briga Federal. Eis uma das propostas absurdas.
    A questão é: Como um projeto aprovado em todas as estâncias até Federais
    se submete a uma questão dessas? Há quase 400 paginas detalhando TUDO no trajeto
    ( até tamanho de brita), foto de casas antigas e até "girinos" e peixinhos de vala
    existente no local. Um punhados de moradores não podem condenar à decadência
    bairros como Olaría e Ramos com fascismos e manipulações.
    Missas na rua, passeatas fajutas e papéis desinformadores em póstes.
    Sem falar nas faixas políticas de agradecimentos mentirosos.
    São necessidades de deslocamento importante da Zona Oeste p/ à Baia de Guanabara
    e não podem ficar a mercê do improvavél, do inconsequente, do inoperante
    e de tudo de errado. Até corrupção ou dúvidas de intenções.
    Fatalmente positivo, a Leopoldina está na rota desse deslocamento, por tanto
    que seja executado projeto o melhor possível.
    Há necessidade de maiores informações dos moradores e comerciantes.
    Opinarem concientes do problema p/ não haver reclamações posteriores.
    Um projeto revolucionário para a Zona da Leopoldina pode se tranformar
    em "aleijão" e comprometer os objetivos do desenvolvimento trazidos
    futuramente pela TRANSCARIOCA. E o pior, sem motivo.

    ResponderExcluir
  8. zona da leopoldina estamos todos juntos nessa luta!! deixamos bem claro que samos a favor da transcarioca sim!! mais pela uranos não!!

    dia 15 de novembro as 10:00 , você que é contra ao novo trajeto da transcarioca junte-se a nós ,pois toda a area da leopoldina será afetata diretamente ou indiretamente por esse novo trajeto da transcarioca, pois será que amanhã quando você acordar o colegio de seus filhos vai estar no mesmo lugar?..sua padaria,seu mercado,seu bar,sua loja de roupas,seu material de contrução, sua casa de tintas,seu igreja ou mesmo sua casa e de seus vizinhos, pois é o futuro é incerto,por isso dia 15 de novembro saiam de suas,descam de seus apartamentos junte-se a nós nessa luta, o povo da leopoldina não merece: o comercio da uranos está crescendo cada vez mais estão tentando tirar isso da gente,por isso eu digo passamos decadas a mercer da violencia no bairro agora que estamos vendo uma luz no fim do tunel,querem acabar com o nosso sonho. diga não!!!! transcarioca sim,na uranos não!!!!, operação vamos salvar ramos eu apoio!!! até lá povo da leopoldina.

    ResponderExcluir
  9. Prezado Sr. Geraldo.

    Não comparecemos na Audiência Pública porque não fomos convidados. Além do mais, o certame foi testemunhado principalmente pelos moradores da área afetada pelo Decreto Municipal. O povo de Ramos não compareceu simplesmente porque não ia ser afetado. Fica uma pergunta óbvia: o Sr. por um acaso compareceu nas Audiências Públicas do Trecho 1? O senhor foi convidado ou compareceu em Audiência Pública das desapropriações da Penha,Vaz Lobo ou Praça Seca, por exemplo? Acho que não... O Sr. Pacheco da Acero representa o comércio de Ramos e Olaria e pelo que testemunhei ele quer uma solução que não prejudique nenhum dos bairros (uso da linha férrea). Procure se informar melhor.

    ResponderExcluir
  10. Prefeito desfilando suas mentiras, e o safado do João Cabral do ladinho dele: http://www.youtube.com/watch?v=VrqX7bHj4P4&feature=mfu_in_order&list=UL

    ResponderExcluir